11 abril 2009

Dossier Ciência. Caderno "A Vida é Bela!"

Hoje venho, na data que se assinala o Sacrifício, mostrar que todos deveremos estar preparados para a mais singela inevitabilidade. Inevitabilidade será mas maiores e mais altos desígnios o ditarão: é também uma Eventualidade inevitável.
O milho dirá: ser comido por pombos é uma inevitabilidade; ser transformado em pipoca tornou-se uma eventualidade inevitável.
O pombo dirá: ser caçado e comido em cebolada é uma inevitabilidade; ser comido por uma tartaruga, enfim, não entra ainda na certeira terminologia cientifica apresentada. E não entra porque estamos a estudar este novo evento que, insólito, abre uma nova linha de argumentação contra o Criacionismo.
Os milhares de anos de evolução que acompanhou a tartaruga, o Predador, foi paralelamente acompanhada por uma tão notável capacidade de observação da Pomba, a Presa. Por fim, prendo-me nesta tão notável área de estudo que inicio, a "Lavagem Cerebral perpetrada pelo Predador" sobre o objecto "Presa" e de toda uma cadeia alimentar. Repare-se:

A - todos concordamos quanto à aceitação universal que caracteriza a locomoção do predador como Lenta (que cedo veremos que assim não o é).

B - O predador desde as suas remotas origens, tomou, não sem extremos cuidados, uma dieta alimentar, que depois da sua fagia e posterior assimilação pelo seu organismo, dotou a carne de uma sabor não predisposto a tornar aconselhável a sua consumação alimentar por elementos acima da cadeia alimentar.
Exemplo: o Homem acha o predador em estudo um animal "querido" e não os come porque o seu sabor não se encontra dentro do espectro do sabor balizado como "Zona do Gostoso".

C - O predador conseguiu, de acordo com a sua dieta e os seus movimentos previsíveis, aliada a uma capacidade de se expor ao perigos (vê-se frequentemente uma tartaruga em parques em cima de rochas, quando toda a gente sabe que as crianças são um elemento perigoso quando munidas de pequenos rochedos nas suas enérgicas mãos) levar a cabo a sua mais velha capacidade: a "Lavagem Cerebral perpetrada pelo Predador", única nas espécies de todo o mundo, apenas encontrada em Tartarugas de Parque Citadino, isto é: ninguém come tartarugas e todos gostamos delas.

Ora, posso finalmente concluir:
O pombo dirá: ser caçado e comido em cebolada é uma inevitabilidade; ser comido por uma tartaruga é uma eventualidade inevitável.
O filme abaixo apoia todo o meu breve estudo.




Quero ainda agradecer ao meu mentor, Sir David Attenborough pelo acompanhamento. Sem ele nunca conseguiria este fresco espírito e atenta observação que me dota.
Quero ainda agradecer ao três elementos do Coro infantil de Santo Amaro de Oeiras que tão bem predispuseram a sua graça e sua fina voz, especialmente ao Carlinhos que tanto gosta de calipos.

8 comentários:

o leitão disse...

Não fosse o coro que inevitavelmente nos persegue, e ia considerar esta peça o thriller do SAW 523 e meio.

A minha irmã tem uma tartaruga em casa... Vou-lhe oferecer outra... qual é mesmo a RAÇA destas???

todonu disse...

Bela prosa camarada Abdel! Incisivo e didáctico, este seu letrado científico. Apenas um reparo: a sopinha deste réptil é considerada um mimo em alguns recantos desta esfera, portanto, entrando na "Zona do Gostoso". A qual, permita-me, pode ser de bom gosto ou gosto de merda.
Catano de tartaruga! Nunca mais vou olhar para elas da mesma forma.

todonu disse...

E logo eu, que até tinha um especial gosto em fazer um chichizito nos lagos deste País...

Abdel Sesar Im disse...

O meu lugar no panorama cientifico não está garantido, mas sinto uma aragem.

O modelo de bicho é a Tartarugas de Parque Citadino, raro e apenas existente no lagos portugueses onde as pombas, curiosamente também evoluiram para um género de cão com penas e que salta a alturas incrivéis. Belo país o nosso. E mais: pode-se matar ambos os animais porque há-os - atentem ao termo cientifico - em barda.

E já agora, querido e velho amigo Todonu, os Humanos da espécie Estrangeiros não entra no estudo, pelo que tal não pode ser considerado um erro cientifico. E não entram no estudo porquê? Vá sua exc. ali ao Agostinho e terá elementos de estudo suficientemente bizarrros, sofredores de uma evolução considerada pelos cépticos como regressão - que não pactuo!- para nem precisar de usar o além fronteiras. E isto sim, é certificadamente cientifico. Digo eu que percebo do assunto.

Tá?

Então, um abraço.

todonu disse...

Meu caro, bastou a menção a esse supremo albergue de tão ilustres intelectuais, para as minhas letras caírem por terra como chuvas de Abril. Eis-me, portanto, mudo, quedo e humilhado...

Abdel Sesar Im disse...

A César o que é de César.

Seja feito segundo as sua palavras.

Odradeck disse...

Cara comunidade cotónica,
há já muito que não partilho convosco momentos de delicioso celciberismo, mas não posso deixar de partilhar o seguinte episódio da minha ignóbil existência.
Hoje de manhã ao chegar ao meu posto de trabalho (vulgo escolinha), sou confrontado com a novidade da falta de máquina de café. Ora como sabeis e padeceis, creio, do mesmo mal, o coma em que me encontrava devido à falta de cafeina foi agudizando até ao tasco mais próximo.
Após balbuciar alguns grunhidos foi-me servida a dose de cafeina em formato shot.
Abro os olhos e vejo ao fundo do balcão o dono do tasco e um transeunde em conversa acerca de uma garrafa bem jeitosa.
Já acordado tento perceber de que tipo de líquido nefasto se trata, nisto o transeunde sai, eu pego na garrafa e diz o dono:
- Gosta???
- Gosto, mas não conhecia esta marca de rum.
-Mas isso não é rum!!!
-Ai não....
-Não!!! É Ron!!! è parecido mas não é igual.
(vendo o a sua tonalidade acastanhada ainda pergunto)
- Mas não é añejo???
- Não sei eu só estive em Caracas...

Paguei e saí.

Abdel Sesar Im disse...

(gargalhada!!!)

da, Cunha.