03 junho 2007

O AUTOCLISMO I




Eis a peça de mobiliário sanitário que faltava! Abençoado pelo dom criativo que o Senhor Deus Pai lhe deu, mestre Pôpa* não se mostra acanhado e reinventa o clássico autoclismo. Poder-se-ia ter limitado apenas à nobre arte de servir a taça de branco ou a mini geladíssima com o pires de caracol. Mas mestre Pôpa é Homem de querer mais e ao ir onde mais ninguém foi, ou por falta de tempo ou porque era inútil, revelou também um enorme talento decorativo. E também uma unhaca onde alberga um acre de terra.
Mas falemos do autoclismo, essa peça de indubitável valor e tantas vezes votada ao esquecimento. Quantas vezes vemos o maltrato que essa peça sofre com a tica do fumante, a micção descontrolada do cidadão alcoolizado ou mesmo o vexatório escrito a fezada? E no entanto, ali está ele, qual apoio de retaguarda, qual amigo que nos ampara nos momentos difíceis, sempre silencioso e servil... Pelo menos até ao momento da descarga...
Mestre Pôpa não o fez embutido. Não. Nem no tecto, daqueles com um fio que ao puxar fazem desabar o dilúvio sobre o torcido ou amarelecido líquido. Foi mais à frente. Ou mais ao lado, neste caso. Na sua mente de fino recorte decorativo, mestre Pôpa decide arriscar tudo e num gesto de empreiteiro sem precedentes, digna de um qualquer engenheiro da UI, coloca o autoclismo de lado. De lado! E mais. Sem receio da crítica feroz e acirrada dos conservadores do estilo sanijato, não se fica pelo simples autoclismo e substitui-o por uma torneira!
Ora bem, para os líquidos ainda se aceita a solução, mas e os sólidos? Fica a questão. E a eterna esperança de nunca precisar de aliviar a tripa na taberna do mestre...

*Pôpa - carismático e desdentado dono da tasca Mestre Pôpa, de idade indefinida, mas ideias sagazes

2 comentários:

Anónimo disse...

se bem me lembro dois de voces usaram esta maravilha. http://clientes.netvisao.pt/~xx003765/wc_fez.jpg

terá sido um belo duche?? um belo cócó?? ou ambos em simultaneo?

todonu disse...

Epá, uma belíssima sentina essa... nunca tinha tomado um "duchó" antes, mas garanto que a minha vida nunca mais foi a mesma.